Total de visualizações de página

sábado, 24 de novembro de 2012

Lvro "Cinderela Surda"

CINDERELA SURDA





Pesquisando na Internet achei interessante esse livro, pois ele é o primeiro livro do Brasil de literatura infantil escrito em língua de sinais (SignWriting - SW).



Vocês devem estar perguntando o que significa (SignWriting-SW) então vou explicar isso é um sistema de escrita de língua de sinais criado em 1974 por Valerie Soutton,que vem ganhando cada vez mais usuários.Hoje já são mais de 27 países que utilizam Sign Writing em escolas,universidades,associações e áreas ligadas a comunidade surda. No Brasil desde 1997 vem sendo utilizada na educação de surdo e pesquisas.



Então voltando a falar do livro ele tem uma versão do tradicional conto que mostra elementos da cultura e identidade surda como ilustrações, a escrita do sinais (SW) e conta também com uma versão em português.

O livro é voltado para o público surdo infantil,a obra é o resultado de uma pesquisa desenvolvida por Lodenir Becker Karnopp, Caroline Hessel e Fabiano Rosa,com o nome de "Letramento e Surdez: Uma Abordagem Linguística e Cultural" e o objetivo dessa edição é de divulgar a língua escrita de sinais e incentivar as escolas a implantarem essa disciplina, que penso que será muito difícil pois nem todas as escolas estão preparadas para isso mas isso já é um incentivo afinal, precisamos realmente divulgar essa língua escrita de sinais.

No livro, a Cinderela e o Príncipe são surdos. No lugar do sapato de cristal, a personagem principal perde uma das luvas. A escolha da luva se dá em virtude desta peça ser uma referência às mãos, amplamente utilizadas pelos surdos do mundo inteiro para se comunicar.

E não tem só esse livro em libras escrita em SignWriting tem também uma Menina Chamada Kauana, Rapunzel Surda entre outras.

Espero que gostem!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário