LIBRAS QUE LÍNGUA É ESSA?
Não é a língua, ou a existência curricular de uma disciplina chamada libras, que faz um grupo se integrar a uma suposta maioria, mas medidas políticas, tais como: melhor distribuição de renda; valorização da carreira do professor e salários digno; escolas preparadas para assumir uma política lingüística de educação bilíngüe; condições de acessibilidade e de respeito as diferença sociolingüísticas que marcam nosso país; a oportunização de condições para que esses brasileiros que não tem como língua materna o português (caso dos surdos) que possam exercer sua cidadania ao serem considerados, politicamente, brasileiros também em libras; e claro uma formação universitária de qualidade de futuros educadores. Outro aspecto muito importante o da formação de professores para atuarem em contextos educacionais bilíngües, é um dos grandes problemas a serem enfrentados pelos IES.
Não se pode falar em igualdade de condições de ensino na escola se não existir uma política de formação universitária de educadores devidamente capacitados para fazerem face às diferenças lingüísticas existentes em nosso país; diferenças que não se restringem somente ao caso dos surdos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário